Thursday, September 15, 2011

Pedro Martinelli - livro na SP-Arte/Foto



Pedro Martinelli lança edição limitada de livro na SP-Arte/Foto
com fotografia assinada pelo artista

Dia 17 de setembro, das 17h30 às 20h, a Terra Virgem Editora através do seu selo
terra virgem edições [limitadas] apresenta 100 exemplares numerados e assinados
pelo autor, sendo 20 deles acompanhados de cópia fotográfica no tamanho 44x55cm

Para amantes da fotografia, colecionadores de obras de arte ou para quem quer adquirir fotografias exclusivas de artistas importantes e a preços acessíveis, a Terra Virgem Editora lança a edição limitada do livro Martinelli, Pedro, da coleção Fotógrafos Viajantes, durante a SP-Arte/Foto, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, dia 17 de setembro, das 17h30 às 20h.

São 100 exemplares apenas, com capa dura e acabamento em tecido, sendo que os 20 primeiros (numerados de 1/100 a 20/100) acompanham uma cópia fotográfica, no tamanho 44 X 55 cm, também numerada e assinada por Pedro Martinelli, e são acondicionados em uma caixa esculpida em madeira com design exclusivo do artista Roque Pereira. O preço de lançamento é de R$ 2.500,00. Os demais 80 exemplares (numerados de 21/100 a 100/100) também são assinados pelo fotógrafo e saem por R$ 190,00 cada.
O livro Martinelli, Pedro reúne 64 imagens feitas durante os 40 anos de carreira de um dos maiores fotógrafos do País, que atuou em grandes jornais e revistas como O Globo (1970 a 1975), Veja (1977-1983) e Editora Abril (1983-1994). A coleção Fotógrafos Viajantes teve início com Pierre Verger (2009), seguido de Cássio Vasconcellos (2010), sendo que o livro deste último também conta com uma edição limitada incluindo cópia fotográfica.

A fotografia intitulada 1º de Maio foi a escolhida para a tiragem limitada. Foi clicada em 1971 no Parque Antártica em São Paulo. No tamanho 44 x 55 cm, as cópias foram impressas em jato de tinta K3 sobre papel Hahnemühle Classic Velour 290g/m2 exclusivamente para a terra virgem edições [limitadas].

“Esta fotografia virou um emblema e foi determinante na minha carreira, pois com ela ganhei o prêmio da revista Realidade e fui pela primeira vez para a Europa, na feira mais importante do setor, a Photokina, na Alemanha”, relembra Pedro, que na época tinha 21 anos e trabalhava na Gazeta Esportiva. “Não tenho o negativo desta imagem. Participei de poucos concursos e decidi não mandar mais os negativos, já que a matriz de um trabalho muitas vezes vale mais do que o prêmio”.
Pedro conta que, na época, a foto foi identificada esteticamente com a pintura Operários, de Tarsila do Amaral (1933). “Era dia 1º de maio e eu já tinha essa foto na cabeça. Esperei o momento exato, o sorveteiro sair do quadro, um torcedor abaixar a bandeira e fiz apenas uma fotografia com o acabamento perfeito”, diz o artista.

Roberto Linsker, da Terra Virgem Editora, é responsável pela escolha e sequência das imagens do livro. “A edição do livro é uma leitura minha, muito particular, sobre a obra do Pedro”, explica o curador.

Com formato de bolso e capa dura, o livro reúne a diversidade da obra de Pedro Martinelli: as paisagens, os índios, o desmatamento e os detalhes da Amazônia que dividem espaço com futebol; políticos, como Lula, Maluf ou Juruna; uma modelo tcheca em Paris, e uma versão “dona de casa” de Sonia Braga, cozinhando em Paraty.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home