Friday, August 19, 2011

Oi Futuro apresenta exposição inédita “Pulso Iraniano”


Gohar Dashti
Water&Persian
Siamak Filizadeh

Shirin Aliabadi
Shadi Ghadirian
Rana Javadi

Peyman Hooshmandzadeh

bahman jalali


Amirali Ghasemi

Oi Futuro apresenta exposição inédita “Pulso Iraniano”

• Fotografias e vídeos de artistas contemporâneos iranianos ocuparão todas as galerias do Oi Futuro no Flamengo, de 13 de setembro a 30 de outubro;

• Interessados poderão participar de encontro com artistas e curadores da exposição que farão palestra sobre a criação artística em Teerã nos dias de hoje;

• Na entrada do Centro Cultural, um enorme painel com uma foto do artista Jalal Sepehr, nos remete às Mil e uma Noites com seu estranho tapete voador jogado ao mar.

O Oi Futuro apresenta a partir do dia 13 de setembro a exposição “Pulso Iraniano”, que traz fotografias e vídeos inéditos de artistas contemporâneos iranianos. O curador e diretor artístico do projeto, Marc Pottier, tem como objetivo mostrar a força da nova criação iraniana desenvolvida tanto no Irã quanto em diversos outros países para onde alguns artistas foram para deixar para trás um contexto político difícil. São artistas que perpetuam uma tradição milenar de criação cultural.

O panorama da arte contemporânea iraniana é exibido através dos temas Poesia, O Espírito da Celebração, Mulheres, Guerra, e Tradições. E para que os visitantes possam compreender melhor o contexto histórico desta criação cultural serão apresentados como introdução à exposição o filme “Irã Revelado” e imagens em preto e branco do trabalho do repórter fotográfico Abbas no jornal “Diário do Irã”.

Um dos destaques do “Pulso Iraniano” é a Poesia, uma manifestação artística de enorme importância na cultura iraniana e que será apresentada ao público em uma sala específica. “A poesia está tão presente no dia-a-dia do Irã que se pode ouvi-la mesmo durante as manifestações de rua, com gritos, reclamações e críticas ao governo”, revela o curador Pottier. Além de fotografias e vídeos, traduções das obras dos principais poetas do país estarão disponíveis para consulta. Diversas poesias estarão escritas nas paredes do centro cultural Oi Futuro, retomando os temas da exposição. E no final, o público receberá uma cópia de um dos poemas da artista Hafez (século XIV) cuja obra Divan e tão vendida quanto o Alcorão, no Irã.

Com a participação da curadora Catherine David serão exibidas mais de 20 fotos clicadas por um dos fotógrafos mais importantes do país, Bahman Jalali, que viveu em Teerã e morreu em janeiro de 2010. O público também terá a oportunidade de descobrir o que está acontecendo hoje na capital do Irã: Amirali Ghasemi, curador e artista que vive em Teerã apresentará uma seleção de vídeos; Shadi Ghadirian, que através de seu site Fanoos vem promovendo o trabalho dos novos talentos, mostrará alguns deles; e o editor Seifollah Samadian será o responsável por mostrar o cenário foto-artístico.

No dia 08 de setembro, alguns dias antes da abertura da exposição, os curadores do “Pulso Iraniano” Marc Pottier, Seifollah Samadian, Sanam Emami, e os artistas Amirali Ghasemi e Neda Razavipour realizarão, no Oi Futuro Flamengo, um painel sobre a produção de artes visuais no Irã. A participação será gratuita mediante a retirada de senhas.



ARTISTAS DA MOSTRA
Abbas, Ahmadvand Morteza, Shirin Aliabadi, Gohar Dashti, Siamak Filizadeh, Shadi Ghadirian, Amirali Ghasemi, Ghazel, Arash Hanaei, Peyman Hooshmandzadeh, Bahman Jalali, Rana Javadi, Raha Raissnia, Abbas Kiarostami, Bahman Kiarostami, Nava Zadoc, Shirin Neshat, Neda Razavipour, Jalal Sepehr Mitra Tabrizian, Jinoos Taghidazei, NewshaTavakolian e Sadegh Tirafkan.


CURADORIA
Marc Pottier é um curador independente, que já organizou várias exposições no Brasil e que já mostrou diversos artistas brasileiros no exterior. Foi Adido Cultural no Consulado Francês no Rio de Janeiro entre 1998 e 2002. Especialista em Arte Pública, tem projetos na Europa, no Brasil e no Oriente Médio.

Serviço: Pulso Iraniano
Curadoria: Marc Pottier
Período: 13 de setembro a 30 de outubro
Local: Oi Futuro Flamengo
Rua Dois de Dezembro 63
Horário: terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada Franca
Classificação etária: 12 anos

Mais informações: CW&A Comunicação
Claudia Noronha / Beatriz Caillaux/ Marcos Noronha
21 2286.7926 e 3285.8687
claudia@cwea.com.br/beatriz@cwea.com.br/marcos@cwea.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home