Thursday, February 10, 2011

BAIXO ESTÁCIO


Galeria do Ateliê apresenta

BAIXO ESTÁCIO

Exposição Individual de AC Junior

Abertura dia 25 de fevereiro 2011

Aberto ao público



A Galeria do Ateliê inaugura no dia 25 de fevereiro, às 19h, BAIXO ESTÁCIO, primeira individual do fotógrafo carioca AC Junior no Brasil. A exposição vai apresentar 25 obras que fazem parte de um ensaio que o fotógrafo desenvolveu ao longo de 10 anos no bairro do Estácio, berço do samba no Rio de Janeiro. A abertura da exposição, que tem curadoria de Patricia Gouvêa e Claudia Buzzetti e texto inédito de Aldir Blanc, contará com a participação especial da *Bateria Mirim da Estácio de Sá "Nova Geração”. Ateliê da Imagem Espaço Cultural, Avenida Pasteur 453, Urca. Aberto ao público.



Localizado em algumas quadras do bairro do Estácio, ao lado do Sambódromo, o Baixo Estácio é a região que restou da antiga Praça Onze, com uma arquitetura do final do século 19 e início do século 20. Desde o ano de 2000, AC Junior vem fotografando o bairro, onde aconteceram três dos mais importantes eventos que, ainda hoje, exercem extraordinária influência no cotidiano do povo do Rio de Janeiro: a criação da primeira Escola de Samba pelo músico Ismael Silva, um neto de escravos; a criação do samba carnavalesco (ou samba carioca) pelo mesmo grupo de Ismael Silva e, por fim, a difusão das religiões afro-brasileiras.



Ocupado por cortiços, oficinas de carros e bares, estas edificações ainda que mal conservadas mantêm vivos alguns personagens que participaram do início histórico do carnaval carioca. Durante o carnaval, o Baixo Estácio transforma-se, com suas ruas interditadas ao trânsito, possibilitando um autêntico feriado provocado pela vizinha passarela do samba. Quando nesta são entoadas as primeiras batucadas, é hora de botar as cadeiras, televisões, churrasqueiras nas calçadas e curtir o clima de foliões chegando e partindo para o desfile oficial.



Este ensaio representa um olhar sobre um Rio de Janeiro esquecido de suas próprias raízes. Trata-se de um olhar noturno em que a cor e o tempo estabelecem uma relação com o ser humano e desaparecimento dos lugares, ou, como sugere o escritor Emanoel Castro, “nos faz pensar a cidade como um palimpsesto, ou seja, um grande pergaminho cuja escrita é apagada de quando em quando”



AC JUNIOR

Nascido no Rio de Janeiro em 1967, é fotógrafo desde 1992, com colaboração em diversas publicações nacionais e internacionais. Sempre desenvolveu uma documentação autoral focadas nas questões ambientais e culturais do povo brasileiro. Foi um dos fundadores da Agência FotoinCena em 1995. Participou de diversas exposições coletivas como a 1° Bienal Internacional de Curitiba em 1996; Transfigurações: O Rio no Olhar Contemporâneo (2001); Demasiado Humano - Coleção Joaquim Paiva, MAM – RJ (2006); Projeção Urban Space, no Oi Futuro e na Galeria Life Shop em Berlim (2007); Oscar Niemeyer, uma invenção no tempo, Art Museum of Americas (Washington/EUA) e Museo de Arte Contemporâneo (Caracas/Venezuela), em 2008/9.



Premiado no 2°Foto Arte 2009 de Brasília com o ensaio Amazônia. Nomeado para participar do Prêmio 3° Prix Pictet Ciclo Growth 2010. Integra a coleção Joaquim Paiva de fotografia brasileira contemporânea e a coleção do Museu de Fotografia da cidade de Curitiba.



SERVIÇO

BAIXO ESTÁCIO – Exposição 25 fotografias de AC Junior

Ateliê da Imagem Espaço Cultural / Galeria do Ateliê

Av. Pasteur 453 Urca (2541-3314).

Inauguração:

. dia 25 de fevereiro, às 19h, aberta ao público

Visitação:

. de 25 de fevereiro a 23 de abril, aberto de 2ª a 6ª, de 10h às 21h e sáb . de 10h às 18h.

www.ateliedaimagem.com.br/galeria

www.acjunior.com.br

* como 1º grito de Carnaval na Urca

Assessoria de imprensa

RS Comunicação & Eventos

Eli Rocha e Liliane Schwob

2547-4953 e 91794763

0 Comments:

Post a Comment

<< Home