Friday, October 08, 2010

Vicente de Mello - Orquestra de Tambores MAC - Niterói






Vicente de Mello – Orquestra de Trombones
Museu de Arte Contemporânea de Niterói



Abertura: 9 de outubro de 2010, às 17h
Visitação: de 9 de outubro a 28 de novembro de 2010
Curadoria: Beatriz Lemos





“Orquestra de Trombones”, de Vicente de Mello, exposição que o MAC Museu de Arte Contemporânea de Niterói abre no sábado, dia 9 de outubro de 2010, cobrirá completamente as cinco paredes do salão central com a imagem “Trombone Cósmico”, da serie “Galáctica”. Duplicada, invertida, “Trombone” se desdobra na imagem nova de uma orquestra especialmente criada para dominar o espaço, não com som, mas com luz em expansão.

Vicente de Mello procura criar fotograficamente o movimento sonoro desde 2005, quando conheceu em Berlim a obra do francês Pierre Boulez (1925), “Pli selon pli” (“Dobra por dobra”, de 1962). Em residência em Varsóvia, três anos depois, encontrou o elemento que precisava para materializar a obra de Boulez nos postes da cidade. A obra inédita que o MAC de Niterói apresenta, portanto, é o desdobramento de um trabalho em andamento, da mostra “Pli Selon Pli”, no MAM de S. Paulo, em janeiro deste ano, e da montagem de “Strobo”, na Galeria Eduardo Fernandes e em ruas do centro, em evento paralelo à Bienal de S. Paulo, em setembro.

O artista vem de um trabalho incessante sobre a semelhança e a distinção entre a percepção gerada pela fotografia digital e pela fotografia analógica, onde investiga as possibilidades poéticas da fotografia digital em aspectos formal e discursivo.

Nesta sua segunda intervenção a partir do diálogo entre fotografia e som, Vicente espelha a imagem de sua obra fotográfica “Trombone Cósmico” para criar o cartaz “Duo de trombones”,que se multiplica pelas paredes do museu, num efeito de papel de parede, ou de cartaz do tipo “outdoor”.

Beatriz Lemos destaca que uma trilha foi criada para “preencher” os espaços do salão, é a experiência de dois trombones tocando um de frente para o outro, uma só nota, um mono tom “O salão principal do MAC-Niterói, por sua dimensão, vai ao mesmo tempo acolher e vibrar o olhar do expectador, o ambiente com colunas verticais de “luz gasosa”, com forma similar a Coluna sem fim do artista romeno, Constantin Brancusi, infinitamente o som visual se reverbera”, diz. Vicente de Mello tece uma analogia visual entre fotografia e hipermetropia – a imagem compactada, se solta quando observada de perto, os pontos da retícula do offset transpõem a investigação poética.

“A pulsação proposta na obra atua como campo convergente e direciona o espectador para o centro do salão (aproveite para sentar). Pensados como site specif os trombones em duo tocam a composição para este singular espaço/tempo e tornam-se um convite a pausa e a escuta do olhar”, diz Beatriz Lemos.


Vicente de Mello nasceu em S. Paulo, em 1967. Atualmente vive no Rio de Janeiro e fotografa para museus, artistas e editoras há 20 anos. Desde 1992, Vicente apresenta suas pesquisas fotográficas em séries como Topografia Imaginária, Moiré, Noite Americana, Bestiário, Vermelhos Telúricos e as recentes Galácticas, O cinematógrafo e Quantas asas tem um pixel? Realizou o Projeto Parede do MAM-SP com Pli Selon Pli, e a mostra Strobo, em S. Paulo, em 2010. As obras de Vicente de Mello fazem parte dos acervos de instituições como Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAM-SP; Coleção Gilberto Chateaubriand/MAM-RJ; MASP – Coleção Pirelli; Maison Européenne de la Photographie, Paris; Fundation Cartier pour la Art Contemporaine, Paris; MAM Aluísio Magalhães, Recife; MAM, Brasília e Coleção Joaquim Paiva, Rio de Janeiro. Em 2007 foi ganhador do APCA de melhor exposição de fotografia do ano na Pinacoteca do Estado, de S. Paulo.


Na Varanda

Gilberto Mariotti – Fragata
9 de outubro a 28 de novembro de 2010
curadoria de Guilherme Bueno


Com curadoria de Guilherme Bueno, o MAC de Niterói, apresenta na varanda do museu, de 9 de outubro a 28 de novembro de 2010, a exposição de Gilberto Mariotti, ”Fragata”, reunindo um conjunto de desenhos em papel carbono feitos a partir de fotos da frota de navios da força naval brasileira. A exposição de Gilberto Mariotti é simultânea a de Vicente de Mello e terá abertura conjunta no dia 9 de outubro. Entre os trabalhos expostos estão "Mar", uma estante que comporta apenas um livro todo branco com um desenho de mar que aparece e desaparece pelo movimento das páginas.


Serviço:
Vicente de Mello Orquestra de Trombones
Gilberto Mariotti Fragata
Abertura: 9 de outubro de 2010, às 17h
Exposição: 9 de outubro a 28 de novembro de 2010
MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Mirante da Boa Viagem, s/nº – Niterói, Rio de Janeiro
Telefone: 21 2620.2400
Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h (a bilheteria fecha 15 minutos antes)
Ingresso R$ 5,00 (estudantes e adultos brasileiros acima de 60 anos pagam meia entrada; estudantes da rede pública de ensino (Fundamental e Médio) e crianças até 7 anos não pagam).
Entrada franca às quartas-feiras.


Mais informações: CW&A Comunicação
Claudia Noronha / Walter Clemente / Marcos Noronha
21 2286.7926 e 3285.8687
claudia@cwea.com.br / clemente@cwea.com.br / marcos@cwea.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home