Sunday, October 17, 2010

MIRAGENS

Shirin Neshat
Shirin Neshat
Sener Ozmen
Laila Shawa
Ghajar
Dengbej


MIRAGENS
Mostra reúne trabalhos de artistas destacados no cenário
internacional que têm em comum o universo islâmico


Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
[segundo andar]
Abertura: 18 de outubro de 2010, às 19h
Visitação pública: 19 de outubro a 26 de dezembro de 2010

Idealização: Rodolfo Athayde
Curadoria: Ania Rodríguez
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Produção: Arte A Produções
Entrada franca



O Centro Cultural Bando do Brasil Rio de Janeiro apresenta a exposição “Miragens”, que ocupará todo o seu segundo andar com 85 obras de arte contemporânea selecionadas de 17 artistas destacados no cenário internacional e que têm em comum o universo cultural islâmico. Com curadoria de Ania Rodríguez, todos os trabalhos reunidos em “Miragens” buscam confrontar a imagem estereotipada que o Ocidente acabou desenvolvendo sobre o Oriente, através das poéticas dos artistas reunidos, que “contribuem para desarticular visões homogêneas e reducionistas, mostrando a consciência crítica, representativa dessas sociedades”. As obras vêm de coleções européias e norte-americanas, como Saatchi Gallery, Saeb Eigner Collection, October Gallery e Rose Issa Gallery, em Londres, Gladstone Gallery, em Nova York, e acervos de Paris e Istambul.

“Desfazer o espelhismo que nubla o conhecimento do ‘outro’, deixando as vozes dos portadores atravessarem nossas próprias certezas, é o desafio da mostra”, afirma Ania Rodríguez. “A tradição muçulmana é muitas vezes questionada e mesmo reinventada em muitos dos trabalhos reunidos na exposição, através de técnicas e imagens típicas, aproveitadas para estruturar discursos que dialogam com o presente”.

Os artistas convidados para a mostra “Miragens” são: Shadi Ghadirian, Shirin Neshat, Bita Ghezelayagh (Irã), Khaled Hafez e Susan Hefuna, Wael Shawky (Egito), Ali Talib, Hassan Massoudy, Hassan Massoudy (Iraque), Halil Altindere, Sener Ozmen (Turquia), Kamel Yahioui (Argélia), Laila Shawa, Malileh Afnan, Taysir Batniji (Palestina), Lucia Koch (Brasil), Mounir Fatmi (Marrocos), Shezad Dawood (Inglaterra) e Ramia Obaid (Síria).

O artista turco Halil Altindere, que esteve na Documenta de Kassel de 2007, apresentará a obra “Mesopotamian Trilogy”, composta por três vídeos: "Dengbejs", "Miracle" e "Oracle", sendo este último totalmente inédito.

A seguir, os comentários da curadora acerca de algumas obras e artistas de “Miragens”:

Impossível se furtar da análise sobre o lugar que ocupa a mulher no mundo islâmico, sua posição de subordinação materializada nos véus retratados nas obras das iranianas Shadi Ghadirian e Shirin Neshat, ou em elementos arquitetônicos como as masharabiyas (treliças) utilizadas pela egípcia Susan Hefuna, para revelar as mediações nessa passagem do privado ao público.

As obras da iraniana Shadi Ghadirian propõem uma releitura das fotografias de estúdio do século XIX, retratando o ideal da mulher tradicional. Nessa cena “de época” ela coloca a interferência de um objeto-símbolo da modernidade: um telefone, um reprodutor de som, um aspirador de pó, que interferem na composição, causando a estranheza que deixa questiona a possibilidade dessa convivência.

O diálogo com a tradição também se faz explicito no trabalho do marroquino Mounir Fatmi “Entrelinhas”, uma lâmina serrada na qual a agressividade da própria ferramenta contrasta com a delicadeza da caligrafia recortada, questionando ainda o impacto que pode causar a palavra, similar a um instrumento de construção (ou destruição).

A caligrafia árabe, sua referência à importância da escrita e do livro como elementos de distinção dentro da cultura islâmica é evidente também nas obras do inglês de origem paquistanesa Shezad Dawood, do iraquiano Hassan Massoudy, do argelino Rachid Koraichi, da palestina Malileh Afnan e da iraniana Shirin Neshat.

A leitura política faz parte fundamental da obra de Shirin Neshat – talvez uma das mais conhecidas artistas da exposição –, a partir de sua série fotográfica “Mulheres de Alá”, na qual integra fragmentos do corpo de mulheres e armas aludindo aos conflitos bélicos.

A questão política também está presente nos vídeos do egípcio Khaled Hafez e nas obras do argelino Kamel Yahioui, do turco Sener Ozmen com sua obra 'Supermuslim', e no trabalho da iraniana Bita Ghezelayagh, que incorporam balas e fuzis em objetos de uso cotidiano. O turco Halil Altindere, reconhecido internacionalmente sobretudo pelo vídeo “Dengbejs”, de 2007, mostrado na Documenta de Kassel, e que estará em “Miragens”, apresenterá o vídeo totalmente inédito “Oracle”, na mostra do CCBB. O artista estará na abertura da exposição.

A artista palestina Laila Shawa na sua série “Os muros de Gaza” tece um comentário sobre o conflito palestino, assim como o iraquiano Ali Talib faz um lamento em sua obra “Mesopotâmia”.

A artista brasileira convidada de modo especial para a exposição, Lucia Koch, aporta suas simulações de elementos da arquitetura típica da região partindo de objetos insólitos.

Serviço: Miragens
Abertura: 18 de outubro de 2010, às 19h
Exposição: 19 de outubro a 26 de dezembro de 2010
Entrada franca
Idealização: Rodolfo Athayde
Curadoria: Ania
Coordenação e Produção: Arte A Produções
CCBB Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Tel: 21 3808.2020
De terça a domingo das 9h às 21h
Do dia 12 ao dia 31 de outubro, em função do período comemorativo de aniversário, o CCBB estará aberto, excepcionalmente, das 9h às 22h.
Entrada franca
Assessoria de Imprensa: Sueli Voltarelli – 21 3808 2323



Mais informações: CW&A Comunicação
Claudia Noronha / Beatriz Caillaux / Marcos Noronha
21 2286.7926 e 3285.8687
claudia@cwea.com.br / beatriz@cwea.com.br /
marcos@cwea.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home