Monday, August 16, 2010

Mind the Gap: Ana Lúcia Mariz









Ana Lucia Mariz apresenta mostra

Mind the gap na Ímã Foto Galeria



Curadoria de Juan Esteves justapõe produção de duas distintas fases

da produção da fotógrafa em individual que tem abertura

no dia 31 de agosto às 19 horas. Entrada gratuita.



A fotógrafa Ana Lucia Mariz inaugura no dia 31 de agosto, terça-feira, às 19 horas, na Ímã Foto Galeria a exposição individual Mind the Gap, com curadoria e texto de apresentação de Juan Esteves e expografia de Miguel Paladino.



O título Mind the gap é uma alusão ao aviso sonoro característico do metrô de Londres que, numa tradução livre do inglês, seria: atenção para o vão, neste caso o espaço livre entre o trem e a plataforma de embarque. Entretanto, a palavra gap também pode significar espaço ou lapso, associados à noção de tempo. Sua oportuna apropriação, neste caso, se vale dessa duplicidade semântica para intitular uma exposição cuja curadoria opera, paralela e simultaneamente, duas leituras poéticas de um mesmo espaço, separadas, contudo, por um significativo lapso de tempo, que são as duas viagens da artista à capital do Reino Unido: a primeira em 1989 e a outra em 2009.



‘Embora para um mesmo destino, duas décadas separam a produção de Ana Lucia, que se mostra peculiar em cada período, tanto em sua forma quanto em sua execução. Ambas fazem parte de sua sintaxe mais ampla, que reúne seus primeiros trabalhos com aqueles de sua produção mais madura”, pondera o curador Juan Esteves, que criou 14 duplos fotográficos dos diferentes períodos com ampliações justapostas.



Para ele, o diálogo da produção em 35 mm e preto e branco de outrora e a mais recente, realizada formato 6x6 colorido, ressalta que as propostas imagéticas da artista nunca deixaram de avançar e que continuam aguçando seus sentidos.



Ana Lucia Mariz (São Paulo, 1968) é graduada em Comunicação Social pela FAAP. Em sua pesquisa poética utiliza a linguagem fotográfica, propondo a reflexão dos desdobramentos entre os limites da fotografia e a narrativa. Ana Lucia cria um mundo imaginário extraído de sonhos e da realidade cotidiana. Suas imagens nos conduzem a um mundo fantástico, onde há uma tensão de limites, propiciando o diálogo entre real e irreal, fantasia e memória.



Apresentou a mostra individual Alma Secreta no Museu da Misericórdia, Salvador (2010) e na Pinacoteca do Estado de São Paulo (2005). Dentre as coletivas de que participou, destacam-se Ateliê Fidalga no Paço das Artes, no Paço das Artes, SP (2010); Entre Tempos, no Carpe Diem Arte e Pesquisa e PhotoFidalga, na Galeria Carlos Carvalho, em Lisboa, Portugal (2009); Women, Photographers: network, em Siegen, Alemanha (2008); 16ª Coleção Pirelli/Masp de Fotografia, no MASP (2007) e 13° Salão da Bahia, no MAM Bahia (2006). Têm obras nas coleções da Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Museu de Arte Contemporânea de Jataí, SC.



Serviço:



Evento: exposição fotográfica Mind the Gap, de Ana Lucia Mariz

Curadoria: Juan Esteves

Abertura: 31 de agosto, terça, às 19 horas

Período expositivo: 1º de setembro a 2 de outubro de 2010



Local: Ímã Foto Galeria
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1239, Vila Madalena

CEP 05416-011 Vila Madalena - São Paulo - SP

Tel.: (11) 3816 1290

www.imafotogaleria.com.br



Mais informações para a imprensa:



Décio Hernandez Di Giorgi

Adelante Comunicação Cultural

www.adelantecultural.com.br

decio.di.giorgi@gmail.com

Tel.: (11) 3589 6212 / 8255 3338


Tempo ao tempo!
Duas viagens perfazem o roteiro proposto por Ana Lucia Mariz para esta exposição. Embora para um mesmo destino, duas décadas separam a sua produção que se mostra peculiar em cada período, tanto em sua forma quanto em sua execução. Ambas fazem parte de sua sintaxe mais ampla que reúne seus primeiros trabalhos com os de sua produção mais madura.
Sua articulação, embora anexada a diferentes formatos e com diferentes meios, não pode ser desassociada de uma obra cuja escala é vasta em sua concepção mais oportuna. As duas situações, configuradas numa certa busca não muito definida enquanto iniciante, depois mais articulada quando sua maior experiência a guia com mais estabilidade , propõem de uma maneira bem distinta, acertos e discussões.
Na agilidade do 35mm, Ana Lucia Mariz propõe um fluxus inerente ao formato. A argumentação é baseada no caráter mais instintivo do que naquele elaborado, beirando o acaso. No formato 6X6, a intuição é deixada de lado para dar espaço a uma reflexão, ao momento também conduzido pela cor, como forma, singularmente mais complexo. Não se trata somente de esmero, mas de segurança na construção de seu fraseado.
Muitos fotógrafos tentam esta discussão mais pessoal através da revisão de sua produção neófita, buscando os elos que as separam de sua fase amadurecida. Ana Lucia Mariz buscou discutir isso propondo uma nova leitura, distante de seus encantamentos primordiais e mais próximas de suas inquietações atuais. O resultado é um diálogo franco e honesto onde se percebe que suas propostas imagéticas nunca deixaram de avançar e que continuam aguçando seus sentidos, provocando fortemente sua arte.
Juan Esteves

0 Comments:

Post a Comment

<< Home