Friday, January 30, 2009

4º Mostra Anual de Fotojornalismo

FotoContexto 2008 - 4ª Mostra Anual de Fotojornalismo

A abertura da FotoContexto 2008 - 4ª Mostra Anual de Fotojornalismo, será no dia 2 de fevereiro de 2009, das 19 às 21 horas, no Espaço Cultural Conjunto Nacional. Este ano a mostra contará com 82 painéis de 62 répórteres fotográficos de todo o estado de São Paulo.

A seleção das imagens foi feita por Paulo Whitaker, atual presidente da ARFOC-SP; Flávio Florido, editor de fotografia do UOL e J.F. Diório, repórter fotográfico do jornal O Estado de S. Paulo. O texto de abertura é asssinado por José Hamilton Ribeiro.

Abertura:
Data: 02/02/2009 - segunda-feira
Horário: das 19:00 às 21:00h
Visitação:
Data: de 03/02/2009 a 20/02/2009
Horários: de segunda a sexta-feira das 07 às 21h
sábados, domingos e feriados, das 10 às 21h

Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2.073
Cerqueira César - São Paulo - SP

Entrada Gratuita

Semana do Pinhole

matéria disponível em http://photos.uol.com.br/materia.asp?id_materia=5837

Semana do Pinhole




O mundo pelo buraco da agulha no Rio de Janeiro

Da Redação


De 26 a 30 de janeiro o Ateliê da Imagem Espaço Cultural – avenida Pasteur, 453, Urca - promove a 1ª Semana de Pinhole com a realização de oficinas, palestras, projeções sobre esta técnica milenar e artesanal com Leandro Pimentel e Projeto Sexta Livre, projeção e palestra com os fotógrafos Ana Angélica Costa e Fabio Gouveia.



A Semana de Pinhole no Ateliê da Imagem começa com uma oficina intensiva ministrada pelo fotógrafo Leandro Pimentel aberta para fotógrafos experientes, que poderão "descondicionar" o uso automatizado do seu equipamento, ampliando suas possibilidades criativas, e para aqueles sem experiência alguma com fotografia. Este, inclusive, terá a oportunidade de compreender como funciona a milenar câmera obscura - utilizada desde antes do Renascimento auxiliando na confecção de gravuras, desenhos e pinturas – e explorar os princípios que regem o nascimento da imagem no interior da câmera fotográfica.



Fechando a Semana, acontece o Projeto Sexta Livre com projeção e palestras da artista visual Ana Angélica Costa (apresentando sua pesquisa com câmeras pinhole), e o professor Fábio Gouveia, que abrirá a noite com um panorama dos usos da câmera de orifício hoje.

Programação
- Oficina de Pinhole com Leandro Pimentel: de 26/01 a 29/01 (de 26 a 29 (seg a qui) das 15h às 18h)
- Sexta Livre com Ana Angélica Costa e Fabio Goveia: dia 30/01, às 19h.


SERVIÇO
1ª Semana do Pinhole
De 26 a 30 de janeiro de 2009
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteur 453, Urca

Isabel Gouvêa - Encantamento

4/QUATRO

4/Quatro

Espaço SESC
Abertura: 27 de janeiro de 2009, às 19h
Visitação pública: 28 de janeiro a 1º de março de 2009

Curadoria: Monica Botkay



O Espaço SESC – SESC Copacabana apresenta a partir do dia 27 de janeiro de 2009, para convidados, e do dia seguinte, para o público, a exposição “4/Quatro”, que reúne 30 trabalhos dos consagrados fotógrafos Levindo Carneiro, Walter Carvalho, Walter Firmo e Zeka Araújo. A curadoria é de Monica Botkay, também fotógrafa, que afirma ter buscado “pensar a fotografia brasileira frente à pluralidade da produção contemporânea”. Para isso, ela quis reunir “quatro grandes fotógrafos brasileiros, todos com mais de 30 anos de carreira e com olhares e experiências distintas”.

“Nas obras exibidas, podem-se apreciar os procedimentos técnicos e o modo de abordagem do objeto que irão diferenciar estes artistas, cada um guerreiro de sua trajetória, cujo lugar na história da fotografia nacional já está consolidado”.

Monica Botkai observa que a intenção desta mostra é “surpreender com a liberação dos sentidos que cada um destes artistas traz na construção de suas diferenças, e provocar uma relação de parceria com os espectadores”.

Walter Firmo, em seus 51 anos de carreira, se destacou pela fotografia tradicional analógica, em uma linguagem que valoriza a suavidade do elemento poético. Os motivos de suas fotografias podem ser tanto ruas e personagens de cidades cosmopolitas como folhas espalhadas ao vento num jardim anônimo. Em “4/Quatro”, mostrará seis fotografias, feitas com negativo 6 x 6, de duas séries: “Noivas”, de 2005, e “Crianças”, de 1978 e 2004.

Walter Carvalho, considerado um dos maiores nomes da fotografia para cinema, desenvolve desde 1974 intensa atividade como fotógrafo. Nessa exposição, as quatro fotografias da série “Que não se domam ao tempo” revelam seu olhar que capta sutilezas de um Brasil que, mesmo contemporâneo, se mantém selvagem e adverso. As fotografias foram feitas em uma Haselblad, panorâmica, de 35mm. Três são inéditas: “

Levindo Carneiro é ligado às novas tradições fotográficas, utilizando-se de recursos como manipulação digital e efeitos 3D. Com 30 anos de carreira, também atua no campo a publicidade e sua obra é marcada por uma diversidade temática e visual que ilustra o sentimento de referências múltiplas na cultura da contemporaneidade. Ele vai mostrar dez fotografias, feitas em câmera digital, da série “Criaturas [naturalmente artificial]”.

Zeka Araújo tem 40 anos de atividade, e é um pesquisador incansável que liga a tradição fotográfica a uma poética que está além da foto. Na base de suas criações, encontra-se a indagação permanente do que é a natureza e o que é a cultura, e a certeza de que o homem contemporâneo não aceita mais um olhar induzido. Em “4/Quatro”, serão 11 fotografias feitas em 2008 e 2009, das quais nove foram feitas em câmera digital especialmente para a mostra. Duas fotografias são “sanduíches de slides”, que para ele são o “final do analógico, já com o escaneamento digital”. Ele utilizou duas fotografias feitas em câmera analógica, digitalizando-as e fundindo as duas em uma.

Serviço: 4/Quatro
Espaço SESC
Abertura: 27 de janeiro de 2009, às 19h
Visitação pública: 28 de janeiro a 1º de março de 2009
Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana
Telefone: 21 2548.1088

Horário: de terça a domingo das 14h às 18h
Entrada Franca


Mais informações: CW&A Comunicação
Claudia Noronha / Beatriz Caillaux / Marcos Noronha
21 2286.7926 e 3285.8687
claudia@cwea.com.br/beatriz@cwea.com.br/
marcos@cwea.com.br

Thursday, January 22, 2009

Paris Toujours - Bruno Sena

Modos de Ver: Adenor Gondim

Mostra São Paulo Original de Fotografia

VERTIDOS - LUÍZ SIMÕES

Roupa de Domingo 3


ANDALUCÍA 1935 - Pierre Verger

Aurélio Becherini

Árvore Cidade - São Paulo




"Árvore Cidade – São Paulo"
A beleza das árvores que humanizam a grande metrópole

“As árvores são fáceis de achar, ficam plantadas no chão,
mamam do sol pelas folhas, e pela terra também bebem água,
cantam no vento e recebem a chuva de galhos abertos”.
Arnaldo Antunes


Livraria Cultura – Conjunto Nacional
20 de janeiro, terça-feira, às 19h


O livro “Árvore Cidade – São Paulo”, de Mariana Várzea, Roberto Ainbinder e Cesar Duarte, chega às livrarias em janeiro para revelar o que a muitos pareceria impossível. São Paulo não é somente aridez e poluição, mas um canteiro de árvores de rara beleza que representam toda a paisagem brasileira. Depois de percorrerem centenas de quilômetros das mais variadas regiões da cidade, os autores coletaram um mosaico representativo da arborização paulistana, revelando uma beleza até então pouco visível até mesmo para o morador da maior metrópole do hemisfério Sul. A exemplo do livro “Árvore Cidade Rio de Janeiro”, editado em 2006, o dedicado a São Paulo conta a história da urbanização da cidade através das 18 espécies de árvores mais encontradas nas suas ruas, praças e parques públicos. O trabalho de Mariana Várzea, Ainbinder e Duarte foi desafiador. O resultado, surpreendentemente revelador.

Para entender a arborização da maior metrópole do hemisfério Sul, Roberto Ainbinder e Mariana Várzea pesquisaram a história da cidade, sua paisagem cultural diversa, para revelar, através das lentes do fotógrafo Cesar Duarte, que São Paulo possui exemplares majestosos da Mata Atlântica. Verdadeiras preciosidades paisagísticas.

Editado pela Uiti, com 144 páginas, no formato 23,5cm x 30cm, 109 espetaculares imagens coloridas das principais espécies de árvores presentes nas áreas públicas da capital paulista, e programação visual do premiado designer Jair de Souza, o livro resgata a memória paisagística de São Paulo. Foram escolhidas as 18 árvores mais presentes em São Paulo, e cada uma delas tem uma foto em página dupla, além de imagens em detalhe com suas flores e folhagens, e sua localização.

“Quase sempre invisíveis no dia-a-dia, as árvores de São Paulo dialogam com o concreto de sua paisagem, muitas vezes se impondo ao construído e criando esquinas de verdadeira beleza”, diz Roberto Ainbinder. São Paulo surpreende, pois da mesma forma que acolheu diferentes povos, adaptou várias espécies de árvores, tanto exóticas como preciosidades da nossa Mata Atlântica.

Os 18 capítulos, cada um dedicado a uma das espécies selecionadas pelos autores, destacam as nativas da Mata Atlântica, como os guapuruvus, paus-ferro, sibipirunas e quaresmeiras. Também as nativas da América do Sul como as tipuanas, a árvore mais encontrada nas ruas de São Paulo, as pontiagudas paineiras, além dos delicados jacarandás-mimosos e ipês. E as árvores exóticas, muito bem adaptadas ao solo paulistano, como exuberantes exemplares das espatódeas africanas, os alfeneiros chineses e as seringueiras indianas, entre outras.


Roberto Ainbinder – arquiteto e urbanista, foi diretor da Fundação Parques e Jardins do Rio de Janeiro por seis anos, onde coordenou a revitalização de jardins históricos e a implantação de novas praças e parques, como o Parque Dois Irmãos, diretor do Instituto de Urbanismo Pereira Passos (2001/2007), onde atuou em diversos projetos de intervenção urbana.. Autor dos livros “Árvore Cidade Rio de Janeiro” e “Ciclovias Cariocas”.

Cesar Duarte – fotógrafo, é autor de vários livros sobre o espaço urbano, dentre eles “Rio Cidade Iluminada”, “Rio de Afetos” e “Ciclovias Cariocas” e “Árvore Cidade Rio de Janeiro”.

Mariana Várzea – museóloga, mestre em História Social da Cultura, pesquisadora da paisagem, é autora dos premiados vídeos “Luiz Emydgio: a poética da paisagem”, “Campo de Santana: um passeio pela história” e “Árvore Cidade Rio de Janeiro”.


Serviço: “Árvore Cidade – São Paulo” (Editora Uiti)
20 de janeiro, terça-feira, das 19h às 21h30
Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073, São Paulo
Preço: R$ 85,00

Mariana Várzea / Roberto Ainbinder (projeto editorial) / Cesar Duarte (fotos)
Programação visual: Jair de Souza
144 páginas


Mais informações: CW&A Comunicação
Claudia Noronha / Marcos Noronha / Beatriz Caillaux
2286.7926 / 3285.8687
claudia@cwea.com.br / marcos@cwea.com.br / beatriz@cwea.com.br