Friday, June 19, 2009

Fotografia: Memória e Arte


Anna Kahn

Paula Trope

Fotografia: memória e arte
Joana Mazza


Casa do Saber, Lagoa
Exposição: 17 de junho a 28 de agosto de 2009
Entrada franca



A Galeria Tempo apresenta, na Casa do Saber, na Lagoa, a exposição “Fotografia: memória e arte”, com 19 trabalhos de sete artistas: Paula Trope, Deborah Engel, Claudia Tavares, Patricia Gouvea, Anna Kahn, Joana Mazza e Valeria Costa Pinto. A mostra integra a programação da FotoRio.

Serão apresentadas fotos individuais, dípticos e tripticos de sete fotógrafas, com diferentes perspectivas. O objetivo da exposição é mostrar um pouco da grande extensão que a fotografia assume nos diversos campos da nossa vida.

“Memória, história, tempo, fotografia são palavras afins, conceitos complementares que se materializam na criação das sete artistas convidadas que surpreendem ao unir causa e efeito; sujeito e objeto numa única forma”, diz Márcia Mello, uma das sócias da Galeria Tempo ao lado de Georgianna Basto e Carolina Dias Leite.


ARTISTAS E OBRAS

Paula Trope trata da memória afetiva do outro, lembranças de imigrantes poloneses há mais de meio século longe da terra natal. Suas lembranças surgem a partir de um objeto ou de uma fotografia guardada. Em contraponto, Claudia Tavares volta-se para o universo próprio, emenda vestidos de infância buscando nova utilidade para eles. Revivendo sensações esquecidas, nos envolve no seu delicado universo.

Valéria Costa Pinto e Anna Kahn descrevem situações da realidade carioca em vias de acabar, evocam um presente já repleto de memória. O tempo estendido de Valéria intensifica-se no uso de imagens que se observa simultaneamente. Nas tomadas noturnas de Anna, o tempo dissipa-se misturando céu e terra: “Como se aqueles homens e mulheres procurassem astros distraídos...”, comenta a artista.

Em “Paisagens Possíveis”, Deborah Engel propõe a comunhão de espaços, une realidade e ficção, momento real e momento idealizado. Sua intervenção inclui personagens na paisagem, inclui seu desejo na cena retratada, criando o improvável.

Patrícia Gouvêa e Joana Mazza lidam com a memória desfocada. Suas imagens são resíduos de algo vivido, fragmentos nebulosos que registram sensações transformadas em fotografia. Joana esclarece: “Minha melhor memória é sensitiva, antes de ser factual”. Suas paisagens são interiorizadas, atemporais.







Serviço: Fotografia: memória e arte
Exposição: 17 de junho a 28 de agosto de 2009
Casa do Saber
Avenida Epitácio Pessoa, 1164 – Lagoa - RJ
Tel: 21 2227.2237
De segunda a sexta, das 11h às 20h
Entrada Franca
www.casadosaber.com.br



Mais informações: CW&A Comunicação
Claudia Noronha / Beatriz Caillaux / Marcos Noronha
21 2286.7926 e 3285.8687
claudia@cwea.com.br / beatriz@cwea.com.br / marcos@cwea.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home