Friday, May 29, 2009

Ao Povo, futebol e circo - Luiz Frota e Moskow



“Ao povo, futebol e circo”
dos fotógrafos Luiz Frota e Moskow


Os circos de lona itinerantes fotografados por Moskow em diversas cidades do Rio de Janeiro e o futebol dos campinhos das periferias país afora, clicados por Luiz Frota, se assemelham em vários aspectos.

O resultado dessa união poderá ser visto na exposição “Ao povo, Futebol e Circo”, que integra a coletiva que ocupará os salões do Castelinho 38, em Santa Teresa, entre os dias 02 de junho e 03 de julho, como parte da série de eventos distribuídos pela cidade durante o Foto Rio 2009.

A parceria é resultado da vontade dos fotógrafos de expor juntos um trabalho que pudesse expressar o olhar de cada um sobre o mesmo tema. No início de 2008, Frota viajou para o Nordeste, enquanto Moskow ficou no Rio em busca desse “o que fazer”.

– Já tinha mostrado a ele as primeiras fotos de circo. Um dia recebi uma mensagem no celular, enviada pelo Luiz, lá do interior do Maranhão: “Vamos fazer algo sobre circo e futebol. Estou fazendo uma série de fotos de futebol ‘marginal’, de ‘periferia’, de campinho, de lama...” – lembra Moskow – Fechou. Achei maravilhoso o casamento dos temas – diz.

A partir daí, começaram a dialogar sobre os dois trabalhos, surgindo assim reflexões sobre o consumo, cultura de resistência, o prazer pelo entretenimento barato, etc – tudo isso bem representado pelo futebol de rua e a mais antiga tradição do circo itinerante de lona.

As relações traçadas entre os dois temas conectados na exposição não se resumem aos conceitos estéticos e temáticos. São tantas as semelhanças que ‘futebol’ e ‘circo’ parecem temas irmãos. Se de um lado há os dribles, do outro estão os malabarismos; se aqui há arquibancada, ali estão as platéias. Parece se desenhar um constante jogo de comparação que une estádios e praças, campos e picadeiros, frangos e acidentes acrobáticos. Dessa forma, o gol contra seria a queda do equilibrista do arame.

Ainda que batido o clichê, a arte continua a derrubar barreiras. E nesse ponto o trabalho dos fotógrafos consegue traçar um paralelo sensível entre as expectativas dos meninos peladeiros que jogam descalços em campinhos remotos no interior e os movimentos delicados e arriscados da acrobata na lira. Apesar da precariedade em ambos os casos, a alegria instantânea é partilhada em doses iguais. Do povo, para o povo – Futebol e Circo.



Foto Rio 2009
“AO POVO, FUTEBOL E CIRCO” - Fotógrafos Luiz Frota e Moskow.
Local: Castelinho 38, Rua do Triunfo,38 – Santa Teresa, Rio de Janeiro
Quando: De 02 de junho a 03 de julho

Jaime Gonçalves Filho | Assessoria de Imprensa
Tel. (21) 2553-1924 | Cel. (21) 8636-9152
E-mail: ascom@asthaproducao.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home