Friday, January 30, 2009

Semana do Pinhole

matéria disponível em http://photos.uol.com.br/materia.asp?id_materia=5837

Semana do Pinhole




O mundo pelo buraco da agulha no Rio de Janeiro

Da Redação


De 26 a 30 de janeiro o Ateliê da Imagem Espaço Cultural – avenida Pasteur, 453, Urca - promove a 1ª Semana de Pinhole com a realização de oficinas, palestras, projeções sobre esta técnica milenar e artesanal com Leandro Pimentel e Projeto Sexta Livre, projeção e palestra com os fotógrafos Ana Angélica Costa e Fabio Gouveia.



A Semana de Pinhole no Ateliê da Imagem começa com uma oficina intensiva ministrada pelo fotógrafo Leandro Pimentel aberta para fotógrafos experientes, que poderão "descondicionar" o uso automatizado do seu equipamento, ampliando suas possibilidades criativas, e para aqueles sem experiência alguma com fotografia. Este, inclusive, terá a oportunidade de compreender como funciona a milenar câmera obscura - utilizada desde antes do Renascimento auxiliando na confecção de gravuras, desenhos e pinturas – e explorar os princípios que regem o nascimento da imagem no interior da câmera fotográfica.



Fechando a Semana, acontece o Projeto Sexta Livre com projeção e palestras da artista visual Ana Angélica Costa (apresentando sua pesquisa com câmeras pinhole), e o professor Fábio Gouveia, que abrirá a noite com um panorama dos usos da câmera de orifício hoje.

Programação
- Oficina de Pinhole com Leandro Pimentel: de 26/01 a 29/01 (de 26 a 29 (seg a qui) das 15h às 18h)
- Sexta Livre com Ana Angélica Costa e Fabio Goveia: dia 30/01, às 19h.


SERVIÇO
1ª Semana do Pinhole
De 26 a 30 de janeiro de 2009
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteur 453, Urca

0 Comments:

Post a Comment

<< Home