Wednesday, April 30, 2008

Eskildsen fotografa os ciganos


Eskildsen fotografa os ciganos
“The Roma Journeys”

Os ciganos sempre foram um tema entremeado de preconceitos e magia. No Brasil, o escritor mineiro Asséde Paiva pesquisa sobre a vida cigana a mais de 10 anos e na sua homepage se encontram desde a sua História, referências na Literatura ( Guimarães Rosa) e léxico. Este universo despertou a atenção do fotógrafo dinamarquês Joakin Eskildsen, que documentou em imagens a vida dos ciganos, em 7 países : Hungria, Índia, Grécia, Romênia, França, Rússia e Finlândia, entre 2000 e 2006. Os cliques foram feitos com uma Pentax 6X7 e uma Hasselblad X-Pan e com luz natural. O material foi reunido num livro “ The Roma Journeys”, com textos da escritora e poeta Cia Rinne, e editado pela editora Steidl, em versões inglesa e alemã. Nas paralelas, as fotos estão sendo exibidas em mostras pela Europa. Atualmente a exposição pode ser vista na “Side Gallery” (Inglaterra) e na Cicero Galerie em Berlim. Para saber mais sobre o fotógrafo:
http://www.joakimeskildsen.com


© Joakim Eskildsen/ Frumoasa, Palinca, Vasilica, Tulpina and Madalina, Stefanesti (Romênia)


Texto: Tuti Maioli Neto

Palestra: Comitê Internacional dos Museus

ARTUR BARRIO

Monday, April 28, 2008

"68 destinos - passeata dos 100 mil" Evandro Teixeira



Evandro Teixeira lança em Porto Alegre seu livro "68 destinos - passeata dos 100 mil"
e projeta suas fotos na Sala P.F.Gastall, na Usina do Gasômetro.





Um ícone da fotografia brasileira, Evandro Teixeira completa 50 anos de profissão este ano. Em 1958, ingressou no jornal carioca Diário da Noite, dando início à sua bem sucedida carreira no fotojornalismo. Sua obra é amplamente respeitada, e chegou a merecer um conhecido poema assinado por Carlos Drummond de Andrade, bem como o documentário de longa-metragem Evandro Teixeira - Instantâneos da Realidade (2004), que acompanha sua trajetória desde a infância e adolescência na humilde cidade de Irajuba, no interior da Bahia, até a consagração como maior nome do fotojornalismo brasileiro.

Entre os vários livros que publicou, estão títulos como Fotojornalismo, Canudos - 100 Anos e O Livro das Águas, no qual documentou o impacto do programa de irrigação na vida dos sertanejos do Rio Grande do Norte.

Saturday, April 26, 2008

IMAGENS POLIFÔNICAS





“Imagens Polifônicas: Corpo e Fotografia” de Lucy Figueiredo que traz referências do pintor Francis Bacon e do fotógrafo Joel-Peter Witkin.
A obra é da coordenadora do curso de fotografia da Universidade Anhembi Morumbi, Lucy Figueiredo. A publicação, apresenta referências pontuais da obra pictórica de Francis Bacon e da fotografia de Joel-Peter Witkin entre outros artistas que problematizam as questões relacionadas a representação corporal. Subsidiada por uma articulação dialógica entre várias ciências, a obra utiliza a fotografia para traçar uma cartografia visual do corpo.

“As aproximações realizadas nos campos da Fotografia, da História da Arte, do Cinema, da Medicina, da Psicanálise, da Filosofia e da Semiótica tornam-se meios de buscar referências e construir um processo reflexivo e criativo”, resume Lucy, que incluiu na obra fotos de sua autoria, assim como retratos anônimos do século XIX, imagens de Cindy Sherman e do próprio Witkin, além de figuras oriundas da medicina, como ressonância magnética, radiografias, observação microscopia, entre outras.

Lucy Figueiredo, coordenadora dos cursos de pós-graduação “Cinema, vídeo e fotografia: criação em multimeios” e de graduação em Fotografia da Universidade Anhembi Morumbi, é Mestre em Fotografia pela ECA-USP, graduada em Artes Plásticas, fotógrafa, artista visual e curadora. É pesquisadora na área da Fotografia e do Vídeo, com trabalhos apresentados no exterior.

Thursday, April 24, 2008

ARTE VIDA SUL BAHIA







A fotógrafa Rosa de Luca lança o livro
ARTE VIDA SUL BAHIA

25 de junho na Livraria Cultura em São Paulo
Dia 20 de dezembro na Casa de Cultura em Trancoso
com exposição das fotos e dos trabalhos dos artesãos

O livro Arte Vida Sul Bahia, da fotógrafa Rosa de Luca, retrata a região Sul da Bahia
tendo como foco principal os artistas e suas produções artesanais.

O projeto é inédito, já que a moderna linguagem artística local
nunca ganhou destaque, como ressalta Margarida Sant’Anna, num dos textos do livro

“...Apesar do avanço imobiliário, perceptível pelo número de mansões e pousadas de luxo
construídas recentemente na região,
e da procura crescente pelos turistas, justificada pela beleza ímpar
das praias e peculiaridade de um lugar ainda resguardado
dos sinais de progresso, os artesãos limitam-se à comercialização de seus objetos
em lojas da região e ao turismo sazonal.
Esta publicação busca dar luz a essas pessoas e propiciar
um reconhecimento de uma arte tão brasileira
e até agora tão pouco conhecida...”
Entre os artistas retratados estão:

André Eduardo Néri, 27 anos, que há 6 dedica-se ao artesanato.
Com as Vibrantes cores das miçangas cria formas inusitadas, inspiradas na fauna local,
como o calango. Sua maior satisfação é fazer o que faz e viver onde vive.


Israel de Jesus Filho, nascido em Trancoso há 58 anos.
Ele constrói cadeiras, luminárias, tapetes, cestos e chapéus empregando
produtos nativos como a palha, o alicuri, piaçava, cipó e madeira.
Tanto quanto criar, ver um cliente satisfeito o faz muito feliz.

A fotógrafa visitou as regiões de Belmonte, Santo André, Porto Seguro,
Trancoso, Caraiva e tantas outras cidades do sul baiano.
Os textos (português/inglês) são assinados por
Bruna Lombardi e Margarida S'antana.
O resultado é um belo trabalho, com 260 imagens coloridas
que destacam 38 artistas e suas obras
além da exuberante paisagem da região.

Serviço:
Livro Arte Vida Sul Bahia
da fotógrafa Rosa de Luca
Editora Alles Trade
240 páginas coloridas
R$ 98,00
ISBN: 978-8589854-19-1
Patrocínio: Biolab Farmacêutica e Ministério da Cultura

Lançamento com noite de autógrafos:
Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 tel: 3170.4033
Data: 25 de junho de 2008
Horário: 19h


Os Textos do Livro
A Costa do Descobrimento
É onde tem início a história da colonização portuguesa no Brasil. Esse trecho do litoral sul da Bahia compreende as cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte, e os distritos de Trancoso, Arraial d'Ajuda e Santo André, estendendo-se aproximadamente da foz do rio Jequitinhonha à foz do rio Cahy.
Em 1500, Pedro Álvares Cabral avistou uma elevação de formas arredondadas, o Monte Pascoal, e atracou com sua esquadra na enseada da baía Cabrália, onde foi realizada, na Praia de Coroa Vermelha, a primeira missa, segundo relato de Pero Vaz de Caminha. Várias igrejas da região, hoje tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), atestam a ocupação de jesuítas e franciscanos desde o século XVI. A área denominada Costa do Descobrimento - Reserva da Mata Atlântica foi declarada Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, devido à sua importância para o ecossistema do planeta.
Os índios que habitam atualmente essa região são da tribo pataxó, distribuídos em assentamentos, como as aldeias de Barra Velha e Imbiriba. Hoje a população das duas aldeias vive em situação de penúria e encontram no ecoturismo e no comércio do artesanato instrumentos geradores de renda alternativa para a sobrevivência.
Uma maneira honesta de viver, a fim de não terem de abandonar a terra para ganhar a vida em centros urbanos.
Apesar do avanço imobiliário, perceptível pelo número de mansões e pousadas de luxo construídas recentemente na região, e da procura crescente pelos turistas, justificada pela beleza ímpar das praias e peculiaridade de um lugar ainda resguardado dos sinais de progresso, os artesãos limitam-se à comercialização de seus objetos em lojas da região e ao turismo sazonal. Esta publicação busca dar luz a essas pessoas e propiciar um reconhecimento de uma arte tão brasileira e até agora tão pouco conhecida.
Margarida Sant’Anna

Esse é o lugar onde o Brasil começa, aqui nasceu um país com toda a sua diversidade, complexidade e simplicidade. Deve existir algum motivo nas conjunções da mecânica celeste que fizeram o Brasil ser descoberto a partir desse ponto geográfico. E alguma razão inexplicável para que, cinco séculos depois, esse ponto ainda permaneça misterioso, distante, alheio às grandes transformações do mundo.Esse é um lugar que não é escolhido, escolhe. É ele, com sua força soberana, que se abre e é muito generoso com quem o compreende.Foi ele que decidiu se revelar e aos poucos deixou que as lentes e o olhar delicado da fotógrafa Rosa de Luca desvendassem sua identidade.Wim Wenders escreveu um belo livro sobre cinema em que diz “Olhos não se compram” . Saber olhar é uma arte das mais difíceis.Rosa de Luca possui essa qualidade essencial. Sabe ver.E divide com todos nós, nas fotos de Arte Vida Sul Bahia, projeto viabilizado pela Biolab Farmacêutica, a sua jornada mágica, percorrendo lugares, descobrindo arte, conectando pessoas.Foi o próprio lugar quem a guiou. Abriu suas trilhas, iluminou caminhos, trouxe as pessoas, festas, animais.Criou horizontes de nuvens precisas e vastas estrelas a serem decifradas.E Esse é o lugar onde a exuberância da natureza, a sintonia entre o mar e a mata e seus habitantes, a magia de um céu único que permanecem fiéis aos tempos do descobrimento.Essa é a terra que abriga seus índios pataxós, seus viajantes e seus nativos dividindo com todos a sua extraordinária beleza.A arte de cada um, o artesanato feito com materiais naturais, criando e transformando paisagem em objeto, num perfeito equilíbrio de reciclagem e sustentabilidade.Esse é o sul da Bahia, um reduto de um país imaginado.O retrato de um lugar e de sua gente que continua, através dos séculos, reinventando o grande espírito brasileiro e seus heróis anônimos.
Bruna Lombardi

ARQUITETURA DO MEDO




Convite Virtual

Aguardo você para um brinde comigo, na abertura da minha Exposição "Arquitetura do Medo" no Centro Cultural dos Correios".

Coquetel: Dia 29 de Abril, a partir das 19 horas

Abraço
André Gardenberg




ANDRÉ GARDENBERG INAUGURA ‘ARQUITETURA DO MEDO’
NO CENTRO CULTURAL DOS CORREIOS

Exposição é a segunda parte da trilogia iniciada com
‘Arquitetura do Tempo’, com foco no homem contemporâneo


A violência urbana criou uma nova estética nas cidades. Modernidade e barbárie coabitam o mesmo espaço, com a incorporação de elementos semelhantes aos hábitos medievais de defesa. Mudou não apenas a estética. O homem também se modificou. Ciente da nova realidade, o fotógrafo André Gardenberg voltou suas lentes para essa questão urbano-humanística e, com ‘Arquitetura do Medo’, dá continuidade à sua investigação sobre temas que envolvem a existência humana no mundo contemporâneo. A abertura da exposição será no dia 29 de abril, no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro. Em 7 de junho, a mostra chega à Pinacoteca do Estado, em São Paulo.

Com curadoria de Diógenes Moura, ‘Arquitetura do Medo’ é a segunda parte da trilogia de André Gardenberg, que foca no homem contemporâneo. Seu primeiro trabalho, ‘Arquitetura do Tempo’, mostrou ao público sua visão sobre o envelhecimento nos dias de hoje, trazendo à tona o eterno conflito da vida x morte e a inútil tentativa de parar o tempo.

A nova exposição reúne 80 fotos coloridas de André Gardenberg realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Através delas, o artista traça um painel da estética das grades, misto de adorno e proteção que a partir das últimas décadas do século passado foi se incorporando à paisagem da arquitetura brasileira. “As imagens selecionadas nos dão a sensação de vermos o mapa do Brasil de cima e percebermos que ele está enjaulado”, define Diógenes. “Tento retratar todas essas barreiras, grades e cercas que, ao invés de proteger a sociedade, acaba por aprisioná-la atrás de si. Por meio desse recorte da realidade é possível enxergar uma nova cidade, aflita e aprisionada pelo medo”, resume André.

“A exposição é uma série de imagens que agonizam tanto quanto a violência que se estabelece nas cidades. Ela sangra”, enfatiza Diógenes. “Anos e anos de desequilíbrio social não poderiam deixar de produzir uma sociedade que precisa se proteger de forma obsessiva”, observa André.

As fotografias, emolduradas, criam um painel visual organizado a partir de dois enfoques distintos: a vertente humanista e outra que aponta para o grafismo. Todas as imagens foram feitas nas ruas dessas quatro cidades. “Ao se colocar em campo o próprio fotógrafo também ficou acuado, o que dá uma dimensão maior ao material coletado”, afirma Diógenes.

‘Arquitetura do Medo’ ocupará três salas do Centro Cultural dos Correios, com pouca iluminação e cenografia, justamente para valorizar as imagens da exposição. “A fotografia do André justifica-se por si só”, enfatiza Diógenes.

As fotos retratam não apenas as cidades, mas também pessoas, animais e coisas. “Tudo está aprisionado”, revela Gardenberg. A disposição não propõe uma separação espacial ou uma seleção através dos objetos retratados. “Fiz questão de misturar tudo, para que o visitante percorra essa trilha preocupado unicamente com a imagem. Ela é o centro”, resume Diógenes.


As fotografias revelam ainda modelos diferentes de grades e formas diversas de aprisionamento, traçando um painel de como o homem está atuando diante dessa violência. Como desdobramento da exposição, será criado e confeccionado um livro de fotografias, em parceria com a editora Cosac Naify.

Para André Gardenberg, ‘Arquitetura do Medo’ lança ainda outra questão: “Quem é o verdadeiro algoz? Quem é a verdadeira vitima? Essa situação se apresenta quase indissolúvel dentro desta sociedade caótica”. Diógenes acrescenta: “Não existe uma discussão urbana, há uma banalização da violência. É preciso fazer uma reflexão: onde vamos parar?”.

“Precisamos, todos, sair da prisão”, arremata André.


André Gardenberg

Nascido em 1956, em Salvador (BA), mudou-se para o Rio de Janeiro em 1975, cursando a Faculdade de Jornalismo na Universidade Estácio de Sá (RJ), de 1974 a 1978. Durante os anos do curso superior, começou a interessar-se pela fotografia, realizando alguns trabalhos documentais. Especializou-se em fotos de imagens em movimento, trabalhando por alguns anos com esporte, para, em seguida, se dedicar a trabalhos ligados a dança, teatro, cinema, música. Em 2001, cria o conceito de sua primeira exposição, ‘Arquitetura do Tempo’, na qual busca subverter o código da moda e da indústria de beleza, que tratam as rugas como restos de vida que devem ser extirpados, escondidos ou transformados.

‘Arquitetura do Tempo’ foi exibida no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, de Salvador, e no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em 2005.

FOTOATIVA COMPLETA 24 ANOS




PINHOLE DAY 2008 - “OLHOS PARA BELÉM”




A FotoAtiva completa 24 anos de existência na cidade de Belém, reconhecida internacionalmente como um núcleo de referência de desenvolvimento e integração da fotografia no contexto sócio-cultural da região amazônica.





Casarão da Fotoativa. Foto: GUY VELOSO


“OLHOS PARA BELÉM”
Em um tempo em que as cidades são tomadas por movimentos rápidos induzindo relações fugazes, sem espaços de intimidade, com conseqüências que conhecemos de degradação da qualidade de vida, Belém, vista na sua extensão enquanto município, revela lugares e hábitos que nos lembram que outro modo de vida ainda é possível. Navegando pelos rios, adentrando caminhos às margens das grandes rodovias ou caminhando por ruas e becos da cidade, podemos viajar na memória do tempo, com a sensação de pertencimento, e sentimos as nossas raízes, revivemos os nossos mitos e nossas heranças.

Com base nessa reflexão, a FotoAtiva coloca no foco da sétima edição do Projeto Pinhole Day o tema “OLHOS PARA BELÉM” sugerindo ao público participante que o tempo de captura da luz de cada imagem pinhole seja um momento de reflexão e comunhão por uma Belém transcendente no tempo e no espaço.


PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS

MINI PINHOLE: Iniciação à pinhole com mini câmeras feitas com tubo de filme reciclado - Não há necessidade de comprovação de experiências anteriores com fotografia artesanal.
Inscrição: R$ 15,00 (Material incluso)


Foto: IRENE ALMEIDA. Praça das Mercês, em frente à Fotoativa.



Mini Pinhole 1
Idade Livre - 15 vagas
Instrutor: Miguel Chikaoka
22 e 24 de abril 9 às 12 horas

Mini Pinhole 2
Crianças de 8 a 10 anos - 12 vagas
Instrutoras: Anita Lima e Irene Almeida
22 e 23 de Abril, 15h30 às 17h30

Mini Pinhole 3
Crianças de 8 a 10 anos - 12 vagas
Instrutoras: Anita Lima e Irene Almeida
24 e 25 de Abril, 15h30 às 17h30


MINI PINHOLE PRINGLES: Iniciação à pinhole com mini câmeras feitas a partir da reciclagem das embalagens de batatas Pringles - Para estes módulos não há necessidade de comprovação de experiências anteriores com fotografia artesanal.
Inscrição: R$ 25,00 (Material incluso)

Mini Pinhole Pringles 1
Adolescentes e Adultos - 15 vagas
Instrutor: Valério Silveira
22 e 23 de Abril, 15 às 18 horas

Mini Pinhole Pringles 2
Adolescentes e Adultos - 15 vagas
Instrutor: Valério Silveira
24 e 25 de Abril, 15 às 18 horas


PINHOLE LIVRE: Pinhole com câmera de formato livre - O participante desta oficina será orientado na construção de câmeras pinhole a partir do aproveitamento de embalagens e materiais de sua escolha.

Adolescentes e Adultos - 15 vagas
Instrutor: Dirceu Maués
Turma 1: 21 e 22 de Abril, de 18h30 às 21 horas
Turma 2: 24 e 25 de Abril, de 18h30 às 21 horas
Inscrição: R$ 20,00 (Sem material fotográfico. O custo desse item depende do tipo e formato da câmera).


PIN LUX: Os participantes dessa oficina serão orientados na execução de um projeto de construção de câmeras pinhole usando um filme 35mm e uma caixa de fósforo.

Adolescentes e Adultos - 20 vagas
Instrutores: Miguel Chikaoka e Tília Koudela
Turma 1: 21, 22, 24 e 25 de Abril, de 19h às 22 horas
Inscrição: R$ 25,00 (Sem Material) ou R$ 50,00 (com 1 filme, revelação + index)


JORNADA

JORNADA PINHOLE DAY “OLHOS PARA BELÉM” – As 24 horas do dia 27 de abril de 2008 serão dedicadas para a produção de fotografias com câmeras pinhole. A base de operações e atendimento ao público estará instalada na sede da FotoAtiva, na Praça das Mercês, no centro histórico de Belém. Podem participar da jornada todos os interessados, iniciados ou leigos, na técnica pinhole.


INSCRIÇÕES

As inscrições para as Oficinas e para a Jornada PINHOLE DAY “OLHOS PARA BELÉM” serão abertas a partir do dia 14 até o dia 27 de abril de 2008, na sede da Associação FotoAtiva, no Largo das Mercês, 19, no bairro do Comércio. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (91) 3225-2754 ou por e-mail: fotoativa@amazon.com.br


Visite o blogger da associação http://www.fotoativa.blogger.com.br


PATROCÍNIO
Sol Informática
Gráfica Alves
Big Ben





Casarão da Fotoativa. Foto: GUY VELOSO

Tuesday, April 22, 2008

FEIRA CULTURAL DA FOTOGRAFIA


FEIRA CULTURAL DA FOTOGRAFIA
Museu da República – Palácio do Catete
(em frente a estação do metrô do Catete)
Domingo 27 de abril de 2008
Exposição no jardim do Palácio: das 10 às 17 hs
Entrada franca – Estacionamento interno (pago)

Convidado do mês: Gemerson Dias



Aos 20 anos concretizou o sonho de comprar a 1ª câmera, uma Beautycord biocular reflex 120 formato 6x6.
Em 1963, teve seu primeiro trabalho publicado no Jornal A Noite.
Em 1976, conquistou sua primeira medalha "Menção Honrosa" no Circuito Interno de Artes Plásticas da Universidade Gama Filho e desde então não parou mais:
2004/2005-1º Circuito Brasileiro de Arte Fotográfica - 2 Menções Honrosas 4 aceitações.
2004- Medalha de Ouro, concurso promovido pelo Paquetá Iate Clube "Vários Olhares de Paquetá"
2005- Medalha de Prata Categoria Cor Brasil do 41º Salão Jauense Internacional de Arte Fotográfica.
2006-No dia 1º de abril, foi o fotógrafo mais premiado no II Circuito Sul-Brasileiro de Arte Fotográfica, conquistando seis medalhas — uma de Ouro, duas de Prata e três de Bronze , além de cinco Menções Honrosas.
2006-Medalha de Ouro no 1º Concurso Jornal Bafafá / Fotos Inéditas do Rio de Janeiro "Estação Carioca"
2007-Coleção aceita no Salão Madeira-Funchal Niemeyer 100 Anos. "Contatos Imediatos"

Esta feira acontece a cada último domingo de cada mês. Apenas esta, relativa ao mês de fevereiro, foi postergada.
Além do convidado do mês, estaremos também com mais 15 expositores distribuídos em 20 painéis e estandes, recebendo visitantes e apreciadores da boa fotografia.
Faça de seu domingo, um belo programa cultural.

Coordenadores:

Cilano Simões (21) 2567-3712 e-mail: cilanosimoes@terra.com.br
Rubber Seabra (21) 9629-0983 e-mail: rubber53@hotmail.com

Divulgação:
Claudia Novaes (21) 7893-6616 e-mail: claudianovaes@claudianovaes.com.br
Carlos Vieira (21) 9912-1447 e-mail: carlosvie@terra.com.br

Projetos especiais:
José Roberto Pedroza (21) 8121-3936 e-mail: jrpdesign@gmail.com

APOIO:
ABAF – Associação Brasileira de Arte Fotográfica - www.abaf.art.br
ARFOC – Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro - www.arfoc.org.br
Museu da República
Se deseja ser excluído da nossa lista, responda esta mensagem com o assunto "REMOVER" e seu pedido será atendido.

Artchina

© Cui Xiuwen /Angel No4 2006

© Ye Deer /Specimen Of Fairy Tale


ArtChina Gallery em Hamburgo mostra novos talentos chineses


Texto: Tuti Maioli Neto




© Cui Xiuwen /Angel No4 2006


© Ye Deer /Specimen Of Fairy Tale




Dentro da programação da 4. Triennale der Photographie, em Hamburgo (Alemanha), a ArtChina Gallery realiza a Mostra „Angel”, que vai até o dia 26 de abril 2008 e apresenta a produção fotográfica dos chineses Cui Xiuwen e Ye Deer (Golden Mann),.
O ponto forte dos trabalhos de Cui Xiuwen retrata a situação da mulher na China atual. Nas suas séries de fotos digitais, ela apresenta desde o final dos anos 90 , referências de sua própria infância, puberdade e sexualidade. Nos seus trabalhos atuais , como no seu motivo "Angel no.4", de 2006, ela trabalha com uma atriz, que é inserida em diversas poses.
Por outro lado, o fotógrafo Ye Deer se representa ele mesmo como "Golden Man" em variados ambientes. Estes são a Natureza ( bosques, água), mas também em cenários industrializados. A sua obra é uma referência aos novos ricos chineses.
A filosofia da ArtChina Gallery é mostrar a variedade da arte contemporânea chinesa. Na Era pós-Mao( cerca 1979), apesar das dificuldades desenvolveu-se uma dinâmica cena cultural. Em meio a identidade nacional, conteúdos tradicionais e técnicas de pintura, os artistas se colocam em direções ocidentais e influências do mundo capitalista. O mundo chinês é de um lado mais e mais envolvido no processo cultural global, e de outro lado fortemente engajado em desenvolver uma produção independente.
A arte chinesa é hoje às vezes "divertida" em suas representações kitsch e decorativas e os conteúdos são críticos. A intenção da galeria é mostrar este desenvolvimento dos últimos 25 anos e os atuais processos, com originais, edições gráficas e fotos. Ou, como o próprio sologan da Galeria diz: “Dos Imperadores até Mao. De Mao até Coca Cola”.
Para saber mais sobre a Triennale:
www.phototriennale.de
Sobre a Galeria:
www.artchina-gallery.de

Monday, April 21, 2008

AZULADA: LYGIA ELUF



EXPOSIÇÃO: SALVINO CAMPOS EM ROMA












Press release
SALVINO CAMPOS
OSCAR NIEMEYER. ARCHITETTURA, CITTÀ E PAESAGGIO
a cura di Maurizio Siniscalco


Roma, 8 abril – 2° maio 2008
Embaixada do Brasil – Faculdade de Arquitetura de Roma Tre


Galleria Candido Portinari - Ambasciata del Brasile
Palazzo Pamphili - piazza Navona 10
De segunda a sexta, de 10.00 as 19.00 hs
Padiglione 2B - Facoltà di Architettura di Roma Tre
Ex Mattatoio - via Aldo Manuzio 72
De segunda a sexta de 15.00 as 19.00



A MOSTRA
22 fotografias em 46 fotos de grande formato, fazem uma homenagem ao centenario do grande arquiteto brasileiro.
Contando com algumas de suas obras mais importantes.
A exposiçao ja esteve no Palazzo Reale di Napoli (Italia) e agora faz etapa a Roma, em dois espaços :
na Embaixada do Brasil e na Faculdade de Arquitetura de Roma TRE . a exposiçao tambem faz parte do Festival Internacional de Fotografia de Roma 2008 (FOTOGRAFIA).
Depois de Roma seguira em outros espaços de prestigio pela Europa. (França, Suissa, etc). finalizando a Ravello (Italia) , na inauguraçao do Auditorio , projetado pelo mesmo Oscar Niemeyer.
As fotos sao todas rigorosamente em preto e branco, com mensagens intensas e nitidas , que as descomposiçoes em diptico, triptico e poliptico rendem algo diferente da reportagem e da fotografia de repertorio. Propondo uma chave de leitura pessoal e nova na obra do grande Maestro, intuindo e enfatizzando a ligação que se estabelece com a paisagem e com o elemento humano . o qual vive , modela e transforma cotidianamente o espaço.








SALVINO CAMPOS
Nato a Quartel Geral em 1970, no Estado de Minas Gerais (Brasil). Em 1992 se transfere a Porto Alegre, onde espõe pela primeira vez em 1995:
O mesmo ano se transfere a Brasilia e em seguida a New York : Estuda no International Center of Photography.
Desde 1995 se dedica ao retrato, na procura de uma modalidade expressiva que represente a sintese de sua tendência no setor : artistico/creativo e politico/social.
Em 2000 Campos se transfere a Napoli (Italia), que passa a ser sua cidade de adoção e ao memso tempo o divisor de aguas da sua carreira artistica .
Atualmente vive e trabalha entre Napoli e Rio de Janeiro








INFO:
Associazione ARTEAS
360.251733 - arteas2007@libero.it

Facoltà di Architettura Roma Tre
www.architettura.uniroma3.it

FotoGrafia
www.fotografiafestival.it

CINE PÉ De COCO

Friday, April 18, 2008

Curso de Fotografia de Casamento





Wednesday, April 16, 2008

HAMBURGO É SEDE DA TRIENAL DE FOTOGRAFIA

Hamburgo é sede da Trienal de Fotografia


A Trienal programou 86 Exposições em museus e Galerias
de Hamburgo

Tuti Maioli Neto

© FC Gundlach/ Badekappen Gizeh 1966

A cidade alemã Hamburgo é o centro da Fotografia , no período de 11 a 20 de abril de 2008. Além dos trabalhos de renomados fotógrafos, a 4a. Trienal abre espaço para os novos talentos. O público tem a oportunidade de visitar 86 exposições com mais de 140 fotógrafos. Junto com a Freie Akademie der Künste e a Kunstverein , a
Casa da Fotografia ( Haus der Photographie) apresenta pela primeira vez os trabalhos de F.C. Gundlach, um dos mais significativos fotógrafos de Moda do período após a Segunda Guerra Mundial.
Outras exposições mostram as obras de Sharon Lockhart, Candida Hofer, Fischli &
Weiss, Walter Schels, Karin Székessy, Winston Link, Bertie van Manen, Arthur Elgot e Nomi Baumgartl.



Haus der Photographie, Deichtorhalden
Web: www.phototrienanale.de

Tuesday, April 15, 2008

PALESTRA DO FOTÓGRAFO CUBANO MARIO DIAZ

Palestra do *fotógrafo cubano Mario Diaz*, organizada pelo Departamento de
Multimeios, Mídia & Comunicação, acontece dia 24 de abril, das 10 às 12
horas, no Espaço Cultural Casa do Lago, Unicamp

http://www.iar.unicamp.br/jornal/multimeios/mario_diaz/index.php

MEZANINO: ARQUITETURA DA IMAGINAÇÃO

Tuesday, April 08, 2008

SORTEIO DE UM BOOK

PREDADORES DE DISTÂNCIA


Predadores de Distância, um filme de Santiago Ramos:
“Do Atlântico ao Pacífico”
Patrocínio



Apoio Cultural



No mês de janeiro, sete atletas brasileiros partiram da cidade de Balneário Camboriú em Santa Catarina com o objetivo de unir o Oceano Atlântico com o Pacífico de bicicleta.
Hoje a façanha transformou-se no primeiro longa metragem integralmente produzido em Balneário Camboriú.

Num formato que mistura o Documentário com o Reality Show o filme mostra os encontros e desencontros de um grupo heterogêneo de atletas percorrendo 27 dias de geografias, histórias e culturas tão diversas como fantásticas.

O diretor do Filme, Santiago Ramos junto ao empresário e esportista Sandro Bernardoni elaboraram o projeto em Maio de 2007. Hoje, um ano depois dos primeiros esboços, será apresentado na sala 1 do GNC Cinemas no Balneário Camboriú Shopping, o primeiro longa metragem de produção local.

Num esforço que precisou combinar preparação física superlativa com motivação, acrescentado uma notável tensão psicológica, a empreitada atravessou locais tais como o lendário caminho do Peabiru; os Esteros del Ibera, extremo sul do Pantanal; El Impenetrable, a Selva Saltenha, e o Deserto de Atacama, uma das quatro províncias do Império dos Incas, o lugar mais seco do mundo, para terminar o percurso na cidade de Antofagasta, no Chile.

A Produtora Trotamundos films, localizada na cidade de Balneário Camboriú, é a responsável pela produção integral do filme “Predadores de Distância” que será o primeiro Longa metragem produzido nessa cidade. O media metragem “Morada da Princesa”, o primeiro em ser produzido integralmente no pólo turístico, também foi co-produzido pela Trotamundos films.

O longa metragem está sendo patrocinado pela construtora PROCAVE, que está destacando como política institucional o apoio à cultura e produções audiovisuais de conteúdo. Entre os patrocinadores Nacionais a NISSAN do Brasil foi um dos primeiros a investir no projeto.

As 11:00 h do dia sábado 19 de abril na sala principal do GNC Cinemas no Balneário Camboriú Shopping, será a AVANT PREMIÉRE do filme “Predadores de Distância” um filme de Santiago Ramos, repleto de emoção, aventuras e paisagens deslumbrantes.



Fica Técnica:

Produção Executiva: Sandro Bernardoni
Música: Daniel Lewen
Voz em off: Edegar Heinzelmann
Screenplay: Carina Bogetti
Direção: Santiago Ramos

LOCAL:



Mais informações: 47 3366 7092 – 3363 6597 – 8404 6668

Monday, April 07, 2008

Lançamento do DVD da artísta: Letícia Parente

O Núcleo de Cultura e Tecnologia da Imagem (N-Imagem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a MP2 Produções estarão lançando, no dia 11 de abril de 2008, no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Salão Moniz Aragão, Av. Pasteur 250, Praia Vermelha) o DVD contendo toda a obra em vídeo da artista Letícia Parente.

Letícia Parente nasceu em Salvador, em 1930, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1991. Doutora em química, professora titular da Universidade Federal do Ceará e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, foi uma das pioneiras das novas mídias no Brasil (xérox, arte postal, vídeo arte). Entre 1975 e 2008, participou das mais importantes manifestações de vídeo arte no Brasil e no exterior. Seu vídeo Marca Registrada (1975) tornou-se um emblema da vídeo arte no país.

Depois de um longo trabalho de pesquisa e restauração, patrocinado pela Petrobras por meio do seu programa Petrobrás Cultural - Memória das artes (2006), 11 DVDs de Letícia serão exibidos e distribuídos para centros culturais, museus, escolas de cinema, comunicação e arte, bem como bibliotecas de referência no Brasil.

O evento de lançamento se dividirá em dois momentos. A partir das 13 horas haverá um ciclo de palestras: às 13 horas teremos a palestra da professora Kátia Maciel(Pesquisadora e artista de novas mídias, ECO-UFRJ) intitulada "A Casa", que discorrerá sobre da importância, para a obra da artista, do espaço de uma espécie de casa relacional constituída de espaços e objetos, de gestos e subjetividades múltiplas; às 15 horas, o professor André Parente (Pesquisador e artista de novas mídias UFRJ - idealizador do projeto do DVD) fará uma palestra intitulada "Vídeo e memória", na qual destacará o papel de Letícia como uma das pioneiras das novas mídias no Brasil; às 17 horas, Cláudio da Costa(Professor de Estética e Teoria da Arte do Instituto de Artes - UERJ) realizará uma palestra intitulada "Letícia Parente: a vídeo arte como prática da divergência", na qual situará o trabalho de Letícia face a questão do corpo, uma das questões seminais da arte contemporânea.

Após as palestras, haverá o lançamento do DVD com projeção dos vídeos de Letícia Parente.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, SEGUE ABAIXO BIOGRAFIA, SINOPSES DOS VÍDEOS E CRÉDITOS DO DVD


Biografia

Letícia Parente nasceu em Salvador, em 1930, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1991. Doutora em química, professora titular da Universidade Federal do Ceará e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, foi uma das pioneiras da videoarte brasileira, tendo participado, entre 1975 e 1991, das mais importantes mostras de videoarte no Brasil e no exterior. Seu vídeo Marca Registrada (1975) tornou-se um emblema da videoarte no país. Entre 1970 e 1991, realizou pinturas, gravuras, objetos, fotografias, audiovisuais, arte postal e xerox, vídeos e instalações, nos quais predominam a dimensão experimental e conceitual. Em 1973, fez sua primeira exposição individual, com pinturas e gravuras, no Museu de Arte Contemporânea de Fortaleza. Em 1976, realizou a primeira exposição de arte e ciência no Brasil com a instalação Medidas, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 1981, participou da 16ª Bienal Internacional de São Paulo com um trabalho de arte postal e vídeo. Publicou vários livros, entre eles, um livro de filosofia da ciência, Bachelard e a Química (1990).



Sinopses dos vídeos:


PREPARAÇÃO I (1975, 3 min 30 seg, Porta-pack)

A artista chega diante do espelho para se preparar para sair. Cola esparadrapo sobre a boca e os olhos. Desenha sobre eles olhos e boca. Em seguida, ajeita o cabelo, pega a bolsa e sai.


MARCA REGISTRADA (1975, 10 min 30 seg, Porta-pack)

A autora costura, sobre a sola do pé, com agulha e linha preta, a inscrição "MADE IN BRASIL".


IN (1975, 1 min 20 seg, Porta-pack)

A artista entra no seu próprio armário vazio e se pendura, pelos ombros, no cabide. Em seguida, fecha a porta do armário.


PREPARAÇÃO II (1976, 7 min 40 seg, Porta-pack)

A artista aplica em si mesma quatro injeções. Após cada aplicação, são escritos dizeres em uma ficha de controle sanitário internacional para a saída do país: "anticolonialismo cultural"; "anti-racismo"; "anti-mistificação política"; e "anti-mistificação da arte".



QUEM PISCOU PRIMEIRO (1978, 1 min 10 seg, Porta-pack)

Duas pessoas (André e Angela Parente) sentadas, diante da câmera, se observam para ver quem pisca primeiro. Em um determinado momento dão o jogo por encerrado... Mas quem piscou primeiro?


ESPECULAR (1978, 1 min 50 seg, Porta-pack)

Duas pessoas, sentadas no chão, uma defronte da outra, estão ligadas por uma espécie de estetoscópio duplo, de modo que os tubos que saem dos ouvidos de cada uma se ligam no meio por meio de um tubo comum. Elas estabelecem um diálogo especular.



O HOMEM DO BRAÇO E O BRAÇO DO HOMEM (em co-autoria com André Parente - 1978, 6 min, Porta-pack)

Vê-se a imagem de um anúncio de uma academia de ginástica, em neon, de um corpo de homem da cintura para cima, exercitando o braço. Em seguida, vê-se um homem de torso nu, da cintura para cima, movimentando o braço da mesma forma. À medida que o gesto se repete, o homem demonstra fadiga e não sustenta o ritmo do movimento.


DE AFLICTI - ORA PRO NOBIS (1979, 3 min 50 seg, minutos, Porta-pack)

Aparecem, sucessivamente, em imagens fixas, gestos de mãos e pés entrelaçados, contraídos e contorcidos. Cada imagem surge do escuro e depois se dissolve no escuro. Uma voz reza uma litania: ORA PRO NOBIS. O ritmo é como o fechar e abrir de um olho, convocado pela invocação.


NORDESTE (1981, 1 min 50 sec, Betamax)


Uma mala de couro rústica é arrastada pela autora até o centro do campo visual. A mala é aberta e vê-se dentro dela duas cobras vivas sobre um lençol branco. A artista procura retirar o lençol sem ser atingida pelas cobras. Ao retirá-lo, fecha a mala e abraça-se com o mesmo.


TAREFA I (1982, 2 min, Betamax)

A artista deita-se sobre uma tábua de passar e alguém passa roupa a ferro (com a artista dentro da roupa).


TELEFONE-SEM-FIO (em co-autoria com o grupo - 1976, 13 min, Porta-pack)

O grupo de artistas, autores do vídeo (Ana Vitória Mussi, Anna Bella Geiger, Fernando Cocchiarale, Ivens Machado, Letícia Parente, Miriam Danowski, Paulo Herkenhoff, Sônia Andrade), brinca de telefone-sem-fio, fazendo a mensagem passar de ouvido a ouvido e observando a deformação que ela sofre.

MARCA REGISTRADA – Versão Colorida (1980, 10 min 30 seg, Betamax)

A autora costura, sobre a sola do pé, com agulha e linha preta, a inscrição "MADE IN BRASIL".







Créditos



Conceito e Direção: André Parente

Assistente: Natalia Klein

Edição de Vídeos e Autoração: Swami Guimarães

Projeto Gráfico: Estúdio Márcia Cabral

Prensagem DVD: Sonopress

Impressão: Zen Serigrafia

Produção: MP2 Produções

Realização: N-Imagem (Núcleo de Tecnologia da Imagem da Escola de Comunicação da UFRJ)

Apoio: Allternativa Filme X, Estúdios Márcia Cabral, Itaú Cultural, Canal Contemporâneo, Forum de Ciência e Cultura.

Agradecimentos: Nilton Cacheado, Aída Marques, Márcia Cabral, Chaim Litewski, Roberto Moreira Cruz, Katia Maciel, Anna Bella Geiger, Sonia Andrade, Ivens Machado, Fernando Cocchiarale, Paulo Herkenhoff, Miriam Danowski, Ana Vitória Mussi, Lia Parente, Cristiana Parente, Pedro Parente, Angela Parente, Lucas Parente, Júlio Parente, Daniela Bousso, Angela Santos, Swami Guimarães.

Patrocínio: Petrobrás

Friday, April 04, 2008

LUÍS HUMBERTO: A LUZ E A FÚRIA


A Coleção *Brasilienses* tem o prazer de convidar para o lançamento do
terceiro volume

*Luis Humberto, a luz e a fúria*, por Nahima Maciel.

Dia 15/04, terça-feira, às 19h:30.

Fórum FNAC, ParkShopping.