Friday, August 18, 2006

Helmut Newton


Auto-retrato com a esposa e a modelo, 1981


Ele foi o mestre de David Lachapelle e, como antecessor, foi tão ousado no seu trabalho fotográfico de moda como fotografando mulheres.

In our ktchen, Rue Aubriot, Paris, 1972


Helmut Newton nasceu na Alemanha em 1920, um dos mais célebres fotógrafos de Moda do século passado, trabalhou para as principais revistas dos Estados Unidos como da Europa provocando e insinuando através do seu olhar o universo feminino.
Em 2003, foi convidado a criar o primeiro calendário Arte Swarovski, da família Swarovski cristal, o objetivo do calendário é que cada ano um grande fotógrafo produza uma versão pessoal do calendário. Carina Swarovski (vice-presidente) convidou Newton pela sua criatividade em capturar as emoções, como o cristal Swarovski cria através da refração da luz um arco-íris que deixa emergir a sedução do cristal. Este teve carta branca para criar o calendário escolhendo as modelos, o ambiente e o local: a cidade de Monte Carlo (fotos abaixo).


Calendário Swaroski, junho


Calendário Swarovski, novembro



Calendário Swaroski, fevereiro, "A máscara"

Helmut Newton trabalhou para os principais estilistas de moda entre eles: Yves Saint Laurent. Como o próprio Yves Saint Laurent em suas criações, Newton deixa um registro atemporal, sublime e provocante. Pelas suas lentes ele reinterpreta uma obra de arte criada por YSL.


Helmut Newton fotografa uma criação de Yves Saint Laurent, publicado na Vogue Paris, 1981; e diz "Yves Saint Laurent me inspirou as mais belas fotos de moda"


Nadja por Helmut Newton Anna Molinari Vogue E.U.A, setembro 1994

Morre em 2004 em um acidente em Los Angeles, mas como herança nos deixa um trabalho em que seus cliques têm um poder de sedução seja nos nus femininos ou na fotografia de moda, pois este traduziu o corpo feminino como uma obra de arte, algo inspirador que apenas poucos têm o prazer de desvendar.


Por: Célia Mello

2 Comments:

Blogger Pati Vieira said...

This comment has been removed by a blog administrator.

12:06 PM  
Blogger Pati Vieira said...

Gabi, eu acho que você podia colocar mais imagens....e também falar um pouco de Mappelthorpe. Não entendeo direito, mas gosto tanto....

um beijo

12:08 PM  

Post a Comment

<< Home