Tuesday, July 25, 2006

MAN RAY : um fotógrafo de moda



Quem nunca se sentiu atraído pelo mundo da moda que atire a primeira pedra. Quando levamos em conta o mundo onde vivemos e os acontecimentos como fashion week, é possível comparar as diferenças e semelhanças formais e de conteúdo relacionada à moda de hoje e de tempos atrás. A moda é efêmera, isso não é novidade. Man Ray, que com suas fotografias ousadas e surrealistas conquistou o mundo, chegou a fotografar para as principais revistas americanas e francesas, como: Harper's Bazaar, Vanity Fair, Vogue Paris e Vu.
Você sabia que Man Ray era um fotógrafo de moda? Pois é... Mas eu não sei se as fotografias de Man Ray serviriam para o mundo atual, suas imagens de moda têm uma linguagem singular que transmite a alma feminina, e a moda de hoje está mais relacionada à beleza corporal, ao superficial, do que propriamente às vestimentas. O fotógrafo, de fato, revolucionou a sua época. Convidado pelo estilista francês Poiret, até então ditador da moda e ameaçado pelo talento de sua colega Coco Chanel, chama Man Ray e diz que “queria as imagens originais dos seus manequins, e seus vestidos, não se tratava de mostrar vestidos como se fazia habitualmente, mas de fazer, ao mesmo tempo, retratos”. As décadas de 20 e 30, em Paris, foram as mais produtivas na carreira do fotógrafo, período em que o mercado fashion estava em decisivo processo de inovação.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Não tinha muito conhecimento sobre o trabalho de Man Ray até acessar esse blog, e pude perceber que muitas de suas obras podem ser facilmente vinculadas à sociedade na qual vivemos.
Porém o que mais me chamou atenção, foi a estética surrealista que ele optou por dar a seu trabalho. Imagens com um poder simbólico impressionante, que instigam de sobre maneira quem as vê.

A forma e o conteúdo aqui apresentados sobre a vida e obra de Man Ray, foram muito bem apresentados. Continuem assim!!!
Obrigado.

11:52 AM  
Anonymous Anonymous said...

Gabi, muito legal seu blog.Eu também me amarro na obra de Man Ray, Surrealista. Parabéns!

12:18 PM  
Anonymous Anonymous said...

Gabi,

Parabéns pelo blog. Vou ficar fã.Super seleção, apurada, elegante, inteligente.
Quero mais!

abs.

5:41 PM  

Post a Comment

<< Home